Este trabalho explora a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo , um domínio complexo que abriga uma gama de desafios e perspectivas ressaltando sua relevância para o desenvolvimento rural, ,evidenciando a importância da EJA no campo ,pois ela não só proporciona acesso à educação para aqueles que vivem em áreas rurais, mas também contribui para o desenvolvimento dessas áreas. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que utiliza como aporte teórico as ideias de Paulo Freire, Caldart e Molina. E tem como objetivo identificar a influência desses pensadores no processo de alfabetização de jovens ,adultos e idosos e suas atribuições para a criação do nosso atual sistema educacional voltado para esse público, apontando diferentes situações enfrentados pelos povos do campo no processo de alfabetização , considerando as experiências de vida dos alunos, as realidades específicas das comunidades rurais, e o papel da educação como um meio de emancipação social. Apesar dos desafios, como a falta de infraestrutura adequada e a formação inadequada de professores, a EJA no campo tem um enorme potencial para contribuir para o desenvolvimento rural, emancipação dos indivíduos, permitindo-lhes questionar e desafiar as estruturas de poder existentes. Os resultados destacam a necessidade de efetivas estratégias educacionais, inspiradas em Freire, Molina e Caldart, que garantam o direito à educação para jovens e adultos no campo ,que a EJA requer uma abordagem pedagógica crítica , contextualizada e emancipatória , pois a educação é um direito fundamental e uma ferramenta poderosa para a transformação social. Todos, independentemente de onde vivem, devem ter acesso a uma educação de qualidade. Assim, é essencial que a EJA seja implementada de forma eficaz no campo, para garantir que todos tenham a oportunidade de aprender e crescer.