O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial. A Residência Pedagógica prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da profissão futura, onde o estudante poderá, a partir da metade da graduação, fazer um estágio em uma escola de Educação Básica com a supervisão de docentes da rede de ensino e da universidade, além de contar com auxílio financeiro. Tendo em vista que o Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu desde a primeira edição participa do programa em pauta, o presente estudo tem como objetivo avaliar os relatórios finais dos residentes sobre a formação contínua vivenciadas nas escolas-campo, desde a primeira edição até edição vigente. E para sistematizar as ideias que levam à necessidade dessa investigação, os métodos a serem utilizados nesta proposta de pesquisa fundamenta-se num referencial teórico-metodológico adotado e desenvolvido na abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos e técnicas utilizadas para a coleta de dados são os relatórios finais dos residentes. Após a etapa de coleta, os dados foram tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Desta forma, o presente estudo teve como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o período em que atuaram no programa. Neste contexto, nosso olhar esteve voltado aos resultados dos discursos sobre a formação e também sobre o licenciando/residente adquira nas vivências, qualidade e segurança em sua trajetória profissional e ainda o fortalecimento no papel das redes de ensino na formação dos futuros professores relacionando o “saber” e o “fazer” docente. Consideramos assim, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes.