Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ANSIEDADE COMO CONSEQUENCIA DO TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109014
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 1744
    "titulo" => "A ANSIEDADE COMO CONSEQUENCIA DO TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que trata da relação do Transtorno déficit de atenção/hiperatividade – TDAH com o desenvolvimento do comportamento de ansiedade. Buscou-se, de modo geral, analisar a relação do comportamento incomum de ansiedade desenvolvido como consequência do TDAH. Para o alcance deste objetivo verificou-se de forma específica a constatação do não diagnóstico do TDAH, ou seu diagnóstico tardio, como fator impactante e causador dos sintomas de ansiedade. Buscou-se também identificar os tipos de manifestação do TDAH e do Transtorno de ansiedade e classificar o perfil sintomático desses transtornos. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa que utilizou como estratégia de metodologia a pesquisa bibliográfica, destacando os estudos de autores como: Barkley (2002); Castro e Nascimento (2009). Catillo et al (2000). Fletcher et al (2009); Silva (2010) dentre outros autores. Também foi realizada a abordagem e estudo do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Neste estudo compreende-se que O TDAH é dividido em três subtipos: TDAH com predomínio na desatenção, TDAH com predomínio na hiperatividade e TDAH combinado. O transtorno de ansiedade também se divide em alguns subtipos, e nesta pesquisa definiu-se por destacar os seguintes: Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Pânico, pois estes os subtipos de ansiedade que tem uma maior relação com o TDAH. Constatou-se que a relação Ansiedade x TDAH é bem ampla, onde a ansiedade se manifesta de forma diferente de acordo com os subtipos. Concluiu-se ainda que a ansiedade pode ser um fator agravante dos sintomas do TDAH bem como o TDAH ser um agravante dos sintomas da Ansiedade e surge tanto como uma comorbidade quanto uma consequência de fatores traumáticos causados pelo TDAH e a falta de diagnóstico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1744_TB221_27102024161637.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA REGINA COELHO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "reginnalsclaudia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109014
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 1744
    "titulo" => "A ANSIEDADE COMO CONSEQUENCIA DO TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que trata da relação do Transtorno déficit de atenção/hiperatividade – TDAH com o desenvolvimento do comportamento de ansiedade. Buscou-se, de modo geral, analisar a relação do comportamento incomum de ansiedade desenvolvido como consequência do TDAH. Para o alcance deste objetivo verificou-se de forma específica a constatação do não diagnóstico do TDAH, ou seu diagnóstico tardio, como fator impactante e causador dos sintomas de ansiedade. Buscou-se também identificar os tipos de manifestação do TDAH e do Transtorno de ansiedade e classificar o perfil sintomático desses transtornos. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa que utilizou como estratégia de metodologia a pesquisa bibliográfica, destacando os estudos de autores como: Barkley (2002); Castro e Nascimento (2009). Catillo et al (2000). Fletcher et al (2009); Silva (2010) dentre outros autores. Também foi realizada a abordagem e estudo do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Neste estudo compreende-se que O TDAH é dividido em três subtipos: TDAH com predomínio na desatenção, TDAH com predomínio na hiperatividade e TDAH combinado. O transtorno de ansiedade também se divide em alguns subtipos, e nesta pesquisa definiu-se por destacar os seguintes: Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Pânico, pois estes os subtipos de ansiedade que tem uma maior relação com o TDAH. Constatou-se que a relação Ansiedade x TDAH é bem ampla, onde a ansiedade se manifesta de forma diferente de acordo com os subtipos. Concluiu-se ainda que a ansiedade pode ser um fator agravante dos sintomas do TDAH bem como o TDAH ser um agravante dos sintomas da Ansiedade e surge tanto como uma comorbidade quanto uma consequência de fatores traumáticos causados pelo TDAH e a falta de diagnóstico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1744_TB221_27102024161637.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA REGINA COELHO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "reginnalsclaudia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que trata da relação do Transtorno déficit de atenção/hiperatividade – TDAH com o desenvolvimento do comportamento de ansiedade. Buscou-se, de modo geral, analisar a relação do comportamento incomum de ansiedade desenvolvido como consequência do TDAH. Para o alcance deste objetivo verificou-se de forma específica a constatação do não diagnóstico do TDAH, ou seu diagnóstico tardio, como fator impactante e causador dos sintomas de ansiedade. Buscou-se também identificar os tipos de manifestação do TDAH e do Transtorno de ansiedade e classificar o perfil sintomático desses transtornos. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa que utilizou como estratégia de metodologia a pesquisa bibliográfica, destacando os estudos de autores como: Barkley (2002); Castro e Nascimento (2009). Catillo et al (2000). Fletcher et al (2009); Silva (2010) dentre outros autores. Também foi realizada a abordagem e estudo do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Neste estudo compreende-se que O TDAH é dividido em três subtipos: TDAH com predomínio na desatenção, TDAH com predomínio na hiperatividade e TDAH combinado. O transtorno de ansiedade também se divide em alguns subtipos, e nesta pesquisa definiu-se por destacar os seguintes: Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Pânico, pois estes os subtipos de ansiedade que tem uma maior relação com o TDAH. Constatou-se que a relação Ansiedade x TDAH é bem ampla, onde a ansiedade se manifesta de forma diferente de acordo com os subtipos. Concluiu-se ainda que a ansiedade pode ser um fator agravante dos sintomas do TDAH bem como o TDAH ser um agravante dos sintomas da Ansiedade e surge tanto como uma comorbidade quanto uma consequência de fatores traumáticos causados pelo TDAH e a falta de diagnóstico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.