ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRONÚNCIA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: A “CINDERELA”, ENFIM, PODE CHEGAR AO FIM DO BAILE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111372 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3515 "inscrito_id" => 1134 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRONÚNCIA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: A “CINDERELA”, ENFIM, PODE CHEGAR AO FIM DO BAILE" "resumo" => "Este trabalho aborda a longeva discussão sobre o ensino de pronúncia, utilizando a metáfora da Cinderela, frequentemente citada por autores como Celce-Murcia (1996), Underhill (2011) e Plaza (2016), para descrever sua posição marginalizada no ensino de pronúncia. Ao longo de décadas, essa discussão se desdobrou em diversas abordagens, incluindo as intuitiva, analítica linguística e integrada, como destacado por Hammer (2007), Gliner (2002), Yasmin (2022), Himanollu (2009) e Henderson (2012), Conceitos como inteligibilidade em um contexto de Inglês como língua global ou língua franca (Crystal, 1999; Jenkins, 2000; Cruz, 2007, 2017; Browne, 2021; Lindsay, 2019) também têm sido fundamentais na discussão sobre o que é pronúncia e como desenvolver essa habilidade. Recentemente, as discussões avançaram para o papel da tecnologia, como evidenciado pelo interesse crescente na aplicação de ferramentas de CAPT (Computer-Assisted Pronunciation Training) ou CAPL (Computer-Assisted Pronunciation Learning) e reconhecimento de voz (Rogerson-Revell, 2021; Hongnaphadol, 2022, Gomes, 2021). Este estudo visa traçar um breve histórico das abordagens de ensino-aprendizagem de pronúncia no contexto do ensino de inglês como língua adicional, a fim de orientar professores e aprendizes sobre a complexidade e a variedade de métodos, estratégias e recursos disponíveis tanto para os professores, quanto para os aprendizes. Espera-se demonstrar que a pronúncia não precisa mais ser comparada à personagem de contos infantis que é mantida escondida atrás de portas e fora da visão, ou que não pode fazer parte do baile. Essa habilidade tem o seu lugar de destaque no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1134_TB3515_08042024225655.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111372 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3515 "inscrito_id" => 1134 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRONÚNCIA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: A “CINDERELA”, ENFIM, PODE CHEGAR AO FIM DO BAILE" "resumo" => "Este trabalho aborda a longeva discussão sobre o ensino de pronúncia, utilizando a metáfora da Cinderela, frequentemente citada por autores como Celce-Murcia (1996), Underhill (2011) e Plaza (2016), para descrever sua posição marginalizada no ensino de pronúncia. Ao longo de décadas, essa discussão se desdobrou em diversas abordagens, incluindo as intuitiva, analítica linguística e integrada, como destacado por Hammer (2007), Gliner (2002), Yasmin (2022), Himanollu (2009) e Henderson (2012), Conceitos como inteligibilidade em um contexto de Inglês como língua global ou língua franca (Crystal, 1999; Jenkins, 2000; Cruz, 2007, 2017; Browne, 2021; Lindsay, 2019) também têm sido fundamentais na discussão sobre o que é pronúncia e como desenvolver essa habilidade. Recentemente, as discussões avançaram para o papel da tecnologia, como evidenciado pelo interesse crescente na aplicação de ferramentas de CAPT (Computer-Assisted Pronunciation Training) ou CAPL (Computer-Assisted Pronunciation Learning) e reconhecimento de voz (Rogerson-Revell, 2021; Hongnaphadol, 2022, Gomes, 2021). Este estudo visa traçar um breve histórico das abordagens de ensino-aprendizagem de pronúncia no contexto do ensino de inglês como língua adicional, a fim de orientar professores e aprendizes sobre a complexidade e a variedade de métodos, estratégias e recursos disponíveis tanto para os professores, quanto para os aprendizes. Espera-se demonstrar que a pronúncia não precisa mais ser comparada à personagem de contos infantis que é mantida escondida atrás de portas e fora da visão, ou que não pode fazer parte do baile. Essa habilidade tem o seu lugar de destaque no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1134_TB3515_08042024225655.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }