O século XXI, global e tecnológico onde existem níveis de incerteza que exigem uma capacidade de pensamento divergente, trouxe novos desafios à educação, tornando urgente o desenvolvimento de novas competências e da capacidade para saber aprender, de um modo contínuo e em diferentes contextos. Em resposta a estes desafios, têm-se procurado avançar com alterações nas estratégias pedagógicas usadas no ensino superior, nomeadamente, a mudança de um paradigma de avaliar a aprendizagem para um paradigma de avaliar para aprender. Práticas de avaliar para aprender têm o potencial de apoiar a regulação dos processos de ensino e aprendizagem, conduzindo a uma maior responsabilidade, autonomia e reflexão por parte dos estudantes. Adicionalmente, potencia o desenvolvimento de competências metacognitivas, de resolução de problemas e de pensamento crítico e criativo. Este trabalho relata a utilização de uma estratégia de avaliação por pares num contexto de educação matemática de um programa de formação de professores no ensino superior. Foi utilizada uma abordagem de avaliação centrada no estudante, que envolveu os estudantes numa análise detalhada da qualidade do trabalho dos seus pares e, consequentemente, do seu próprio trabalho. Na avaliação dos trabalhos dos pares foram utilizados critérios de avaliação previamente definidos, negociados e compreendidos. Os resultados mostraram que os estudantes se tornaram mais conscientes acerca do seu nível de desempenho, identificando pontos fortes e fracos no seu trabalho, e também mais conscientes das formas como o poderiam melhorar. Os resultados evidenciaram como o envolvimento significativo dos estudantes nos processos de avaliação interpares pode promover competências de autoavaliação e avaliação interpares e, sobretudo, de autorregulação do seu desempenho.