FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AUXILIARES DE SALA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE PENEDO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109001 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 1999 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AUXILIARES DE SALA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE PENEDO" "resumo" => "O artigo apresenta a experiência de extensão que foi realizada em forma de curso de formação continuada para os auxiliares de sala da educação especial do município de Penedo, no estado de Alagoas. O curso surgiu a partir da necessidade dos profissionais na educação especial da rede municipal de Penedo, em que a coordenação geral do município sinalizou a necessidade de parceria. O objetivo foi verificar quais as maiores dificuldades desses profissionais diante do trabalho realizado como auxiliar, identificar o que é de competência do professor regente da sala e do auxiliar e como está a saúde mental dos auxiliares de sala diante das dificuldades apresentadas. O curso foi desenvolvido de forma on-line, contou com a participação de 159 inscritos, tendo sido abordados temas como: a atuação do auxiliar de sala; a saúde mental do auxiliar de sala da educação especial; acompanhante terapêutico escolar (ATE); a atuação da coordenação pedagógica junto ao trabalho do auxiliar de sala. Os principais resultados mostraram que os participantes sinalizaram sobre a necessidade de mais formação e apresentaram como maior dificuldade a relação entre o professor regente da sala, principalmente os que atuam nos anos finais do ensino fundamental, e o auxiliar de sala, pois a ausência de responsabilização por parte do professor regente acaba acarretando em sobrecarga para os auxiliares fazendo com que o trabalho com o estudante, cuja maioria atendida fazem parte do público com autismo (75%) e TDAH (55%), não seja um trabalho inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1999_TB202_07102024082329.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE AMARAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Luciene Amaral" "autor_email" => "luciene.silva@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109001 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 1999 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AUXILIARES DE SALA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE PENEDO" "resumo" => "O artigo apresenta a experiência de extensão que foi realizada em forma de curso de formação continuada para os auxiliares de sala da educação especial do município de Penedo, no estado de Alagoas. O curso surgiu a partir da necessidade dos profissionais na educação especial da rede municipal de Penedo, em que a coordenação geral do município sinalizou a necessidade de parceria. O objetivo foi verificar quais as maiores dificuldades desses profissionais diante do trabalho realizado como auxiliar, identificar o que é de competência do professor regente da sala e do auxiliar e como está a saúde mental dos auxiliares de sala diante das dificuldades apresentadas. O curso foi desenvolvido de forma on-line, contou com a participação de 159 inscritos, tendo sido abordados temas como: a atuação do auxiliar de sala; a saúde mental do auxiliar de sala da educação especial; acompanhante terapêutico escolar (ATE); a atuação da coordenação pedagógica junto ao trabalho do auxiliar de sala. Os principais resultados mostraram que os participantes sinalizaram sobre a necessidade de mais formação e apresentaram como maior dificuldade a relação entre o professor regente da sala, principalmente os que atuam nos anos finais do ensino fundamental, e o auxiliar de sala, pois a ausência de responsabilização por parte do professor regente acaba acarretando em sobrecarga para os auxiliares fazendo com que o trabalho com o estudante, cuja maioria atendida fazem parte do público com autismo (75%) e TDAH (55%), não seja um trabalho inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1999_TB202_07102024082329.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE AMARAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Luciene Amaral" "autor_email" => "luciene.silva@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }