Este artigo buscou responder aspectos essenciais para a valorização da educação, tendo como foco a importância da comunidade escolar (pais, estudantes, equipe administrativa, coordenação pedagógica e comunidade local). O estudo realizado objetivou conhecer a rotina escolar e entender o trabalho na escola através da gestão democrática e a importância do corpo social da escola, considerando suas dimensões para o sucesso ou fracasso escolar. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada por pesquisa de campo e revisão da literatura. A investigação fez a análise da rotina escolar de dois discentes com o intuito de observar e encontrar as respostas feitas ao longo do texto, compreendendo que cada educando tem sua individualidade, onde foram contempladas duas respostas que se complementam e ressaltam as questões abordadas. Diante disso, foi citada a relevância do corpo social da escola, tendo em vista suas dimensões para sucesso ou fracasso escolar. Logo, para embasar teoricamente o estudo, foram considerados autores renomados, tais como Oliveira (2010), Luck (2006), Demo (2002), entre outros. Essa abordagem qualitativa proporcionou uma análise aprofundada e interpretativa, buscando compreender os contextos presentes nas obras desses estudiosos, contribuindo para uma fundamentação sólida no desenvolvimento da pesquisa, tornando-se preciso projetar a magnitude e poder de transformação do indivíduo no ambiente social, mediante uma comunidade escolar participante.