A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO, E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108984 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 940 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO, E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "Este artigo buscou responder aspectos essenciais para a valorização da educação, tendo como foco a importância da comunidade escolar (pais, estudantes, equipe administrativa, coordenação pedagógica e comunidade local). O estudo realizado objetivou conhecer a rotina escolar e entender o trabalho na escola através da gestão democrática e a importância do corpo social da escola, considerando suas dimensões para o sucesso ou fracasso escolar. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada por pesquisa de campo e revisão da literatura. A investigação fez a análise da rotina escolar de dois discentes com o intuito de observar e encontrar as respostas feitas ao longo do texto, compreendendo que cada educando tem sua individualidade, onde foram contempladas duas respostas que se complementam e ressaltam as questões abordadas. Diante disso, foi citada a relevância do corpo social da escola, tendo em vista suas dimensões para sucesso ou fracasso escolar. Logo, para embasar teoricamente o estudo, foram considerados autores renomados, tais como Oliveira (2010), Luck (2006), Demo (2002), entre outros. Essa abordagem qualitativa proporcionou uma análise aprofundada e interpretativa, buscando compreender os contextos presentes nas obras desses estudiosos, contribuindo para uma fundamentação sólida no desenvolvimento da pesquisa, tornando-se preciso projetar a magnitude e poder de transformação do indivíduo no ambiente social, mediante uma comunidade escolar participante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID940_TB175_03052024211030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN SANTOS MARQUES" "autor_nome_curto" => "Yasmin Marques" "autor_email" => "yas.dolll@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108984 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 940 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO, E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "Este artigo buscou responder aspectos essenciais para a valorização da educação, tendo como foco a importância da comunidade escolar (pais, estudantes, equipe administrativa, coordenação pedagógica e comunidade local). O estudo realizado objetivou conhecer a rotina escolar e entender o trabalho na escola através da gestão democrática e a importância do corpo social da escola, considerando suas dimensões para o sucesso ou fracasso escolar. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada por pesquisa de campo e revisão da literatura. A investigação fez a análise da rotina escolar de dois discentes com o intuito de observar e encontrar as respostas feitas ao longo do texto, compreendendo que cada educando tem sua individualidade, onde foram contempladas duas respostas que se complementam e ressaltam as questões abordadas. Diante disso, foi citada a relevância do corpo social da escola, tendo em vista suas dimensões para sucesso ou fracasso escolar. Logo, para embasar teoricamente o estudo, foram considerados autores renomados, tais como Oliveira (2010), Luck (2006), Demo (2002), entre outros. Essa abordagem qualitativa proporcionou uma análise aprofundada e interpretativa, buscando compreender os contextos presentes nas obras desses estudiosos, contribuindo para uma fundamentação sólida no desenvolvimento da pesquisa, tornando-se preciso projetar a magnitude e poder de transformação do indivíduo no ambiente social, mediante uma comunidade escolar participante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID940_TB175_03052024211030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN SANTOS MARQUES" "autor_nome_curto" => "Yasmin Marques" "autor_email" => "yas.dolll@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }