A força do processo educativo que existe ao mapear, investigar e sistematizar o próprio território – o lugar em que se vive, se estuda, se brinca – está justamente na apropriação dos contextos sociais, culturais e regionais por esses estudantes, que ocupam e conhecem seus bairros de forma reflexiva, crítica e participativa. Tendo como objetivo principal a criação do Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, o trabalho apresenta os processos educativos e criativos dessa construção coletiva, ressaltando a pesquisa visual e científica a partir da valorização territorial do Bom Jardim, em Fortaleza-CE. De caráter interdisciplinar (Arte e Ciências), o trabalho foi realizado por meio do projeto Boas Práticas – promovido pela Secretaria Municipal de Fortaleza – com alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O projeto promoveu aprimoramento de conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes, experiência em observação de espécies e exploração de possibilidades de interação entre os estudantes e o bioma local. A realização do projeto se deu por meio de metodologias que visam a interdisciplinaridade, desde a confecção de exsicatas, o uso da pintura de observação em aquarela como forma de registro científico, até as visitas de campo ao Horto de Plantas Medicinais/UFC e ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF)/UFC. Como resultado, foi criado pelos próprios estudantes o Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, ilustrando em aquarela espécies típicas do bairro e que fazem parte da rotina dos adolescentes. O projeto proporcionou aos estudantes relacionar e refletir sobre os saberes populares com os conhecimentos científicos, mudando sua perspectiva sobre ciência, além do conhecimento de técnicas como desenho e aquarela e o processo criativo que envolveu o desenvolvimento das ilustrações.