MINI-INVENTÁRIO DA FLORA DO BOM JARDIM: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109532 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 926 "inscrito_id" => 7433 "titulo" => "MINI-INVENTÁRIO DA FLORA DO BOM JARDIM: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A força do processo educativo que existe ao mapear, investigar e sistematizar o próprio território – o lugar em que se vive, se estuda, se brinca – está justamente na apropriação dos contextos sociais, culturais e regionais por esses estudantes, que ocupam e conhecem seus bairros de forma reflexiva, crítica e participativa. Tendo como objetivo principal a criação do Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, o trabalho apresenta os processos educativos e criativos dessa construção coletiva, ressaltando a pesquisa visual e científica a partir da valorização territorial do Bom Jardim, em Fortaleza-CE. De caráter interdisciplinar (Arte e Ciências), o trabalho foi realizado por meio do projeto Boas Práticas – promovido pela Secretaria Municipal de Fortaleza – com alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O projeto promoveu aprimoramento de conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes, experiência em observação de espécies e exploração de possibilidades de interação entre os estudantes e o bioma local. A realização do projeto se deu por meio de metodologias que visam a interdisciplinaridade, desde a confecção de exsicatas, o uso da pintura de observação em aquarela como forma de registro científico, até as visitas de campo ao Horto de Plantas Medicinais/UFC e ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF)/UFC. Como resultado, foi criado pelos próprios estudantes o Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, ilustrando em aquarela espécies típicas do bairro e que fazem parte da rotina dos adolescentes. O projeto proporcionou aos estudantes relacionar e refletir sobre os saberes populares com os conhecimentos científicos, mudando sua perspectiva sobre ciência, além do conhecimento de técnicas como desenho e aquarela e o processo criativo que envolveu o desenvolvimento das ilustrações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7433_TB926_29022024165832.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FACUNDO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "facundolucas6@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109532 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 926 "inscrito_id" => 7433 "titulo" => "MINI-INVENTÁRIO DA FLORA DO BOM JARDIM: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A força do processo educativo que existe ao mapear, investigar e sistematizar o próprio território – o lugar em que se vive, se estuda, se brinca – está justamente na apropriação dos contextos sociais, culturais e regionais por esses estudantes, que ocupam e conhecem seus bairros de forma reflexiva, crítica e participativa. Tendo como objetivo principal a criação do Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, o trabalho apresenta os processos educativos e criativos dessa construção coletiva, ressaltando a pesquisa visual e científica a partir da valorização territorial do Bom Jardim, em Fortaleza-CE. De caráter interdisciplinar (Arte e Ciências), o trabalho foi realizado por meio do projeto Boas Práticas – promovido pela Secretaria Municipal de Fortaleza – com alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O projeto promoveu aprimoramento de conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes, experiência em observação de espécies e exploração de possibilidades de interação entre os estudantes e o bioma local. A realização do projeto se deu por meio de metodologias que visam a interdisciplinaridade, desde a confecção de exsicatas, o uso da pintura de observação em aquarela como forma de registro científico, até as visitas de campo ao Horto de Plantas Medicinais/UFC e ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF)/UFC. Como resultado, foi criado pelos próprios estudantes o Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, ilustrando em aquarela espécies típicas do bairro e que fazem parte da rotina dos adolescentes. O projeto proporcionou aos estudantes relacionar e refletir sobre os saberes populares com os conhecimentos científicos, mudando sua perspectiva sobre ciência, além do conhecimento de técnicas como desenho e aquarela e o processo criativo que envolveu o desenvolvimento das ilustrações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7433_TB926_29022024165832.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FACUNDO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "facundolucas6@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }