Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINI-INVENTÁRIO DA FLORA DO BOM JARDIM: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109532
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 926
    "inscrito_id" => 7433
    "titulo" => "MINI-INVENTÁRIO DA FLORA DO BOM JARDIM: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "A força do processo educativo que existe ao mapear, investigar e sistematizar o próprio território – o lugar em que se vive, se estuda, se brinca – está justamente na apropriação dos contextos sociais, culturais e regionais por esses estudantes, que ocupam e conhecem seus bairros de forma reflexiva, crítica e participativa. Tendo como objetivo principal a criação do Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, o trabalho apresenta os processos educativos e criativos dessa construção coletiva, ressaltando a pesquisa visual e científica a partir da valorização territorial do Bom Jardim, em Fortaleza-CE. De caráter interdisciplinar (Arte e Ciências), o trabalho foi realizado por meio do projeto Boas Práticas – promovido pela Secretaria Municipal de Fortaleza – com alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O projeto promoveu aprimoramento de conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes, experiência em observação de espécies e exploração de possibilidades de interação entre os estudantes e o bioma local. A realização do projeto se deu por meio de metodologias que visam a interdisciplinaridade, desde a confecção de exsicatas, o uso da pintura de observação em aquarela como forma de registro científico, até as visitas de campo ao Horto de Plantas Medicinais/UFC e ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF)/UFC. Como resultado, foi criado pelos próprios estudantes o Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, ilustrando em aquarela espécies típicas do bairro e que fazem parte da rotina dos adolescentes. O projeto proporcionou aos estudantes relacionar e refletir sobre os saberes populares com os conhecimentos científicos, mudando sua perspectiva sobre ciência, além do conhecimento de técnicas como desenho e aquarela e o processo criativo que envolveu o desenvolvimento das ilustrações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7433_TB926_29022024165832.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FACUNDO VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "facundolucas6@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109532
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 926
    "inscrito_id" => 7433
    "titulo" => "MINI-INVENTÁRIO DA FLORA DO BOM JARDIM: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "A força do processo educativo que existe ao mapear, investigar e sistematizar o próprio território – o lugar em que se vive, se estuda, se brinca – está justamente na apropriação dos contextos sociais, culturais e regionais por esses estudantes, que ocupam e conhecem seus bairros de forma reflexiva, crítica e participativa. Tendo como objetivo principal a criação do Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, o trabalho apresenta os processos educativos e criativos dessa construção coletiva, ressaltando a pesquisa visual e científica a partir da valorização territorial do Bom Jardim, em Fortaleza-CE. De caráter interdisciplinar (Arte e Ciências), o trabalho foi realizado por meio do projeto Boas Práticas – promovido pela Secretaria Municipal de Fortaleza – com alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O projeto promoveu aprimoramento de conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes, experiência em observação de espécies e exploração de possibilidades de interação entre os estudantes e o bioma local. A realização do projeto se deu por meio de metodologias que visam a interdisciplinaridade, desde a confecção de exsicatas, o uso da pintura de observação em aquarela como forma de registro científico, até as visitas de campo ao Horto de Plantas Medicinais/UFC e ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF)/UFC. Como resultado, foi criado pelos próprios estudantes o Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, ilustrando em aquarela espécies típicas do bairro e que fazem parte da rotina dos adolescentes. O projeto proporcionou aos estudantes relacionar e refletir sobre os saberes populares com os conhecimentos científicos, mudando sua perspectiva sobre ciência, além do conhecimento de técnicas como desenho e aquarela e o processo criativo que envolveu o desenvolvimento das ilustrações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7433_TB926_29022024165832.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FACUNDO VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "facundolucas6@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A força do processo educativo que existe ao mapear, investigar e sistematizar o próprio território – o lugar em que se vive, se estuda, se brinca – está justamente na apropriação dos contextos sociais, culturais e regionais por esses estudantes, que ocupam e conhecem seus bairros de forma reflexiva, crítica e participativa. Tendo como objetivo principal a criação do Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, o trabalho apresenta os processos educativos e criativos dessa construção coletiva, ressaltando a pesquisa visual e científica a partir da valorização territorial do Bom Jardim, em Fortaleza-CE. De caráter interdisciplinar (Arte e Ciências), o trabalho foi realizado por meio do projeto Boas Práticas – promovido pela Secretaria Municipal de Fortaleza – com alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O projeto promoveu aprimoramento de conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes, experiência em observação de espécies e exploração de possibilidades de interação entre os estudantes e o bioma local. A realização do projeto se deu por meio de metodologias que visam a interdisciplinaridade, desde a confecção de exsicatas, o uso da pintura de observação em aquarela como forma de registro científico, até as visitas de campo ao Horto de Plantas Medicinais/UFC e ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF)/UFC. Como resultado, foi criado pelos próprios estudantes o Mini-inventário da Flora do Bom Jardim, ilustrando em aquarela espécies típicas do bairro e que fazem parte da rotina dos adolescentes. O projeto proporcionou aos estudantes relacionar e refletir sobre os saberes populares com os conhecimentos científicos, mudando sua perspectiva sobre ciência, além do conhecimento de técnicas como desenho e aquarela e o processo criativo que envolveu o desenvolvimento das ilustrações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.