Este artigo tem como objetivo oferecer alternativas metodológicas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de se basear em pesquisas e literatura, destaca-se a importância da experiência prática em sala de aula para validar as análises. O estudo, realizado com base nos recursos aplicados nas turmas de EJA de nível médio na Escola Reinaldo Maurício Golbert Damasceno, destaca as principais dificuldades enfrentadas nessa modalidade de ensino. Enfatiza-se a importância de implementar metodologias diversificadas para atender às diversas especificidades desse público, além disso, explora-se o uso das tecnologias disponíveis para aprimorar a experiência em sala de aula. O artigo não apenas identifica as lacunas comuns na Educação de Jovens e Adultos, mas também sugere alternativas para superar essas dificuldades, destacando as tecnologias como aliadas e desmistificando a concepção de que são simplesmente recursos de trapassa para os alunos, o que poderia comprometer a absorção do conteúdo.