Os programas de monitoria ofertados pelas universidades públicas do Brasil, são de vital importância para o fortalecimento da formação docente dos futuros profissionais de geografia, pois, a partir das experiências adquiridas em sala de aula e fora dela, auxiliando as turmas, o monitor se aproxima um pouco mais da realidade docente de forma prática. O presente artigo, busca tratar da importância e as contribuições que a monitoria em climatologia, do curso de geografia da universidade estadual da Paraíba Campus III, trazem tanto para o monitor, e para as turmas monitoradas, quanto para o professor supervisor do programa, a monitoria é realizada na turma do primeiro período turno tarde, durante o período 2024.1, tendo como embasamento resultados obtidos durante o semestre letivo, onde foi possível á utilização de metodologias ativas, aulas de campo, e utilização de softwares, com objetivo de dinamizar o e trazer para as turmas, novos métodos de ensino, enfatizando assim, a ideia de que a geografia física não é uma área de difícil compreensão quando se bem trabalhada. Com isso esse artigo tem como objetivo afirmar que, tais ações durante o programa promovem ao professor supervisor uma menor responsabilidade perante a turma, já que o monitor tem papel de ser o vinculo de comunicação entre eles, resultando em uma maior interação, entre alunos, monitores e o professor.