O presente artigo aborda elementos da educação e do ensino de ciências dentro dos espaços educacionais, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de campo e de uma revisão de literatura respaldada em Azevedo (2004), Batista e Silva (2018), Brito e Bombeiro (2016), Carvalho et al (2009), Carvalho (2013), Campos e Nigro (2009), Coelho (2016), Costa (2017), Pedroso et al. (2018), Rocha e Malheiro (2018), Soares (2019), entre outros. Destacando os saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, descrevendo sobre como se fundamentam as 7 etapas da Sequência de Ensino Investigativo (SEI) e explanando a sequência investigativa do problema do submarino. Trazendo reflexões e problematização sobre o ensino de ciências, discutindo sobre a importância de se ensinar ciências na educação básica de uma forma significativa e prazerosa. Discorrendo sobre a necessidade de um discurso mais amplo sobre o ensino de ciências pautado nas propostas de ensino investigativo. A pesquisa tem como objetivo compreender como se fundamenta uma sequência de ensino investigativo e como é feita uma atividade experimental investigativa numa aula de ciências. Os resultados evidenciaram que é possível e necessário trabalhar as propostas de ensino investigativo no ensino de ciências, pois suas práticas, saberes, suas abordagens metodológicas, didáticas, interativas, dialógicas e pedagógicas contribuem para um ensino e aprendizagem significativo para o aluno e com o saber científico.