CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS VII, VIII E IX DO CONEDU
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111206 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3274 "inscrito_id" => 3178 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS VII, VIII E IX DO CONEDU" "resumo" => "O presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da Educação Física e suas contribuições para uma aprendizagem eficiente e significativa. De acordo com Paulo Freire (1996, p. 141), “ensinar exige querer bem aos educandos.” e através desta perspectiva o ensino da Educação Física se destaca, pois contribui também para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que, em seu processo pedagógico auxilia e incentiva a prática esportiva, bem como atividades físicas que beneficiam também a saúde psicológica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é examinar e compreender, a partir dos estudos publicados no CONEDU, como o ensino da Educação Física tem contribuído para uma aprendizagem de maneira relevante. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que buscou analisar o que demonstram os estudos a respeito da Educação Física, outrora realizados e publicados no GT 17- Ensino e suas intersecções, dos Anais VII- Edição Online (2020), VII- Conedu em casa (2021), VIII (2022) e IX (2023) do CONEDU. Tendo em vista qualificar a pesquisa, delimitamos, como palavras chaves: Educação Física, Ensino, Aprendizagem. Os títulos, objetivos e conclusões dos trabalhos também foram utilizados como categorias analíticas. O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em sua décima edição no presente ano, tem como tema: “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e, com isto, proporciona um diálogo aberto com a Educação e suas ramificações, bem como uma auto reflexão a respeito da importância de valorizar as diversas áreas de conhecimento que transpõem a educação. Torna-se evidente, portanto, a transcendência do ensino da Educação Física enquanto área de conhecimento e sua fundamental importância no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, bem como suas contribuições no processo de formação cidadã e construção da consciência corporal de cada indivíduo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3178_TB3274_26102024122859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLIA SYNDRIK RAIMUNDO SANTANA" "autor_nome_curto" => "MYLLIA SYNDRIK" "autor_email" => "myllia.syndrik@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111206 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3274 "inscrito_id" => 3178 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS VII, VIII E IX DO CONEDU" "resumo" => "O presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da Educação Física e suas contribuições para uma aprendizagem eficiente e significativa. De acordo com Paulo Freire (1996, p. 141), “ensinar exige querer bem aos educandos.” e através desta perspectiva o ensino da Educação Física se destaca, pois contribui também para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que, em seu processo pedagógico auxilia e incentiva a prática esportiva, bem como atividades físicas que beneficiam também a saúde psicológica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é examinar e compreender, a partir dos estudos publicados no CONEDU, como o ensino da Educação Física tem contribuído para uma aprendizagem de maneira relevante. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que buscou analisar o que demonstram os estudos a respeito da Educação Física, outrora realizados e publicados no GT 17- Ensino e suas intersecções, dos Anais VII- Edição Online (2020), VII- Conedu em casa (2021), VIII (2022) e IX (2023) do CONEDU. Tendo em vista qualificar a pesquisa, delimitamos, como palavras chaves: Educação Física, Ensino, Aprendizagem. Os títulos, objetivos e conclusões dos trabalhos também foram utilizados como categorias analíticas. O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em sua décima edição no presente ano, tem como tema: “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e, com isto, proporciona um diálogo aberto com a Educação e suas ramificações, bem como uma auto reflexão a respeito da importância de valorizar as diversas áreas de conhecimento que transpõem a educação. Torna-se evidente, portanto, a transcendência do ensino da Educação Física enquanto área de conhecimento e sua fundamental importância no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, bem como suas contribuições no processo de formação cidadã e construção da consciência corporal de cada indivíduo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3178_TB3274_26102024122859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLIA SYNDRIK RAIMUNDO SANTANA" "autor_nome_curto" => "MYLLIA SYNDRIK" "autor_email" => "myllia.syndrik@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }