Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Este resumo retrata pontos relevantes sobre a FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Implantação do Documento Curricular do Território Maranhense para a Educação, tendo como objeto, as práticas pedagógicas para educação Infantil, e como objetivo geral: Investigar se as práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil estão em conformidade com as propostas do Documento Curricular do Território Maranhense. O Documento Curricular do Território Maranhense tem como foco o desenvolvimento integral, que busca potencializar as capacidades humanas e, como resultado disso, trazer transformações sociais, pois a educação deve ser a base e a norteadora para que se adquira autonomia e assim se desenvolva uma visão do futuro, propiciando avanços na realidade do estado do Maranhão. Tendo-se como desenvolvimento da pesquisa, a abordagem qualitativa, alinhada às pesquisas bibliográficas, documental e de campo, para contextualização da educação infantil, apontando-se para as práticas pedagógicas cotidianas alinhadas às propostas do Documento Curricular do Território Maranhense(DCTM). E como instrumento de coleta de dados, aplicar-se-á a entrevista semiestruturada, com utilização da técnica de observação, analise dos resultados será mediante a fundamentação da teoria de Mynayo(2012), dando ênfase nas respostas obtidas. Nessa perspectiva, espera-se que os resultados possa contemplar de forma satisfatória este trabalho investigativo, que promova grandes reflexões e possibilidades de construção de conhecimento, contribuindo também para mudança de paradigmas na atuação como docente. Nesse processo, é importante o desafio de um currículo integrado, produzindo um diálogo e o comprometimento com a qualidade social da educação, que leve em conta a regionalidade do estado e as diversidades que compõem as infâncias, contrapondo-se às desigualdades.

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