O presente trabalho objetiva discutir a relevância dos espaços destinados às crianças nos hospitais e a necessidade de profissionais do campo da Pedagogia para a garantia do acesso à educação. No Brasil, de acordo com o art.205 da CF/88, todos tem direito a educação. Todavia, é comum que crianças hospitalizadas recebam um qualificado cuidado no âmbito da saúde e tenham seu desenvolvimento educacional esquecido ou pouco atendido. Cabe lembrar que as crianças brincam, pensam, aprendem em todos os espaços. Logo, o hospital também deve ser constantemente organizado, levando em consideração os eixos do desenvolvimento infantil. Nesse sentido, é urgente refletir sobre as possibilidades de contribuição dos profissionais do campo da Pedagogia para a adequação dos hospitais e a garantia do acesso à educação das crianças. O referencial teórico-metodológico deste estudo parte da Sociologia da Infância, através de uma análise qualitativa dos relatórios de dois projetos de extensão, desenvolvidos na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio de uma parceria entre o Hospital Escola e a Faculdade de Educação. Entre os resultados obtidos, destaca-se que a participação de pedagogas e pedagogos no hospital, graduados e em formação, contribuiu para o funcionamento de uma brinquedoteca, para que as crianças continuassem aprendendo os conteúdos escolares, assim como, para o desenvolvimento de habilidades ligadas à corporeidade e ao desenvolvimento psicomotor.