As tecnologias digitais influenciam diretamente na forma de organização social e podem promover modificações, além de influenciar no modo como as pessoas vivem e se relacionam em diferentes lugares. Nos espaços escolares e acadêmicos, não é diferente, pois elas estão presentes no cotidiano de professores e de alunos, auxiliam no desenvolvimento de diferentes tarefas e atividades e, portanto, exercem influência direta na formação educacional. O presente estudo investigou o uso de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas na prática pedagógica de professores de uma universidade pública paraense. Objetivou-se investigar como professores dessa Universidade aplicam as tecnologias digitais e as metodologias ativas em sua prática pedagógica. A pesquisa constou de uma revisão bibliográfica, a partir da seleção de referenciais teóricos e artigos científicos em sites como Scielo e Google Acadêmico, e se baseou em uma análise interpretativa sobre como as tecnologias digitais e as metodologias ativas são abordadas, sua importância para a educação e suas principais contribuições para a formação de ambientes ativos de aprendizagem. Com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, aplicou-se um questionário aos docentes com 13 questões objetivas, que versaram sobre seus conhecimentos a respeito das tecnologias e das metodologias que utilizam; a frequência de uso; fatores que dificultam e avaliação sobre seus usos; percepção dos alunos e os impactos na aprendizagem. Os resultados demonstraram que, apesar dos professores conhecerem e fazerem uso regularmente de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas, alguns docentes reconhecem que é necessário ampliar os conhecimentos nessa área; além disso, reclamam que a falta de infraestrutura também dificulta a aplicação de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas. Concluiu-se que, a promoção de formação continuada e investimentos na infraestrutura podem contribuir para que os professores façam uso de forma mais efetiva das Tecnologias Digitais e das Metodologias Ativas em sala de aula.