Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROEJA NO AMAPÁ: INCURSÕES SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS CURSOS OFERTADOS NO IFAP

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada a educação profissional (EPT) tem sido nas últimas décadas uma das principais tendências da política educacional direcionada ao público da EJA, nessa direção, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tem sido um dos principais programas para incentivar essa perspectiva de formação integrada, no entanto, autores tem questionado essa concepção de educação que vem priorizando a formação profissional em detrimento da formação básica, emancipadora e libertadora. O Proeja está vinculado aos institutos federais e no caso do Amapá, é oferecido pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP). Diante da importância que o Proeja assume no cenário das políticas educacionais, buscamos investigar: Como vem sendo ofertado os cursos do Proeja no IFAP e como está organizada a proposta de integração nos cursos técnicos em vigência? Frente a essas indagações, objetivou-se identificar a proposta pedagógica de integração entre EJA e educação profissional e a dinâmica de funcionamento dos cursos técnicos ativos ofertados via Proeja no IFAP. Para tanto, nos pautamos numa abordagem qualiquantitativa, por meio de uma pesquisa documental onde coletamos dados a partir dos projetos pedagógicos dos cursos, bem como na plataforma Nilo Peçanha e censo da educação básica como fontes de dados complementares. Os resultados evidenciaram que: 1) o Proeja é ofertado em 4 dos seis campus existentes no IFAP; 2) os cursos ativos atualmente são Técnico em Alimentos (Campus Macapá), Técnico em Agronegócio (Campus Laranjal do Jari e Porto Grande) e Técnico em Logística (Campus Santana); 3) dos três cursos ofertados, em dois deles a carga horária da formação técnica é maior que a formação básica (Logística e Alimentos); 4) a carga horária dos componentes da formação básica variam nas propostas pedagógicas dos cursos.

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