PINTO, Virgínia Cavalcanti et al.. Sexualidade na escola. Anais XI CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/10858>. Acesso em: 20/12/2024 03:13
Este trabalho versa sobre o tratamento dado às questões da sexualidade numa Escola Estadual da cidade do Recife. Contribuíram para o estudo professores, mães e alunos do Ensino Médio da referida escola. A sexualidade é tomada aqui como algo que transcende a esfera corporal, sendo o seu estudo norteado pela perspectiva pós-estruturalista e, sobretudo, pela produção de Michel Foucault. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que toma o método analítico interpretativo de Foucault, em que este é compreendido como uma maneira de indagação, assim como um agrupamento de estratégias analíticas de descrição. Foram utilizados dois instrumentos: a observação participante e a realização de entrevista de grupo focal. Na referida escola, a abordagem ao assunto sexualidade é regulada, sendo suas temáticas tratadas por um viés prioritariamente biológico. As demandas em relação ao tema recaem sobre o professor de Biologia, apontado como profissional habilitado a tratá-las. Considerar a relação que o docente tem com o tema e como o desenvolve junto a seus alunos foi um ponto importante nesse trabalho, pois consideramos que nenhum conhecimento é produzido de forma neutra. Para a maior parte dos participantes a discussão sobre sexualidade na escola volta-se para a prevenção de doenças que atinjam o corpo. Reconhecem que abordar abertamente o assunto não é tarefa simples, pois ao tratar questões referentes à sexualidade as pessoas também visitam sua intimidade. O tratamento reducionista dado à sexualidade se distancia das demandas dos participantes sobre o tema, assim como de uma perspectiva de problematização social e política.