Este trabalho trata da pesquisa desenvolvida e concluída no Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu no curso de Serviço Social pela PUC-GOIÁS. Tem como objeto de estudo as estratégias de redescrição na análise do tripe: gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade. Neste sentido, a tarefa de desenvolver um debate que possibilite novos significados nas relações sociais e, de certo modo, na construção de um mundo melhor, bem como, na construção de relações mais justas e democráticas é uma tarefa que encontra na redescrição, de Richard Rorty (2005), um solo fértil para ser semeada e cultivada. Assim, Rorty (2005), classifica em três as estratégias de redescrição. Nas duas primeiras prevalecem a narrativa de histórias que tratam dos direitos já assegurados legalmente, já o terceiro transcende o legal, é algo quase tido como impossível ou até estranho perante a aceitação da sociedade, porém o importante é que nas três estratégias prevaleçam a narrativa. Portanto, as estratégias de redescrição na análise do tripé: gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade permitiu um novo olhar sobre a educação, em especial sobre a especificidade feminina por contribuir diretamente na construção da cidadania e da democracia. Acredita-se que embora a intenção do produtor do filme fosse em abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem, a redescrição esteve presente em toda a história, em virtude da desconstrução e construção dos novos hábitos dos alunos e da professora Erin Gruwell e isto configura a possibilidade de escrever novos significados, novas abordagens, novos vocabulários de tudo aquilo que acreditava-se ter esgotado.