Com a obrigatoriedade da Lei 10.639/03, ainda é visível à resistência de alguns professores em trabalhar conteúdos que abordem temas relacionados com a história, a literatura africana e afro-brasileira, no entanto, alguns possuem insegurança quanto à temática, por falta de uma formação adequada, que lhes possibilite a segurança necessária para expor o tema, além de apontarem a falta de materiais didáticos necessários para a utilização em sala junto com os educandos. A presente pesquisa se constitui no intuito de apresentar os resultados do projeto “O ensino de Literatura de Língua Portuguesa e a construção da identidade” realizado na E.E.E.F e Médio Senador Humberto Lucena, nas aulas de Língua Portuguesa, que objetivou o estudo da literatura de Língua Portuguesa advinda de autores africanos, na perspectiva de análise do cumprimento da lei 10.639/03, tendo em vista a necessidade de fomentar a discussão acerca da Literatura Africana nas aulas de Língua Portuguesa. Na realidade um tanto conturbada do ensino médio, a literatura constitui uma modalidade de ensino engessada, de um lado, pelo vestibular, que justifica a presença da disciplina, bem como condiciona o conteúdo e a perspectiva de abordagem; e de outro, pelo fator humano – aluno e professor – cuja postura vai traduzir o interesse, o gosto e a frequência a essa modalidade de produção cultural.