Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade Audre Lorde – GERPERGES Audre Lorde, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nosso objetivo foi investigar como os alunos do grupo V (05 anos), de Educação Infantil, estão compreendendo questões de gênero e sexualidades a partir de brinquedos e brincadeiras, como também incentivar as relações e práticas escolares para o respeito à igualdade de gênero dentro e fora da escola. A experiência foi vivenciada em uma CMEI da cidade de Recife (PE). O método utilizado foi um estudo descritivo, exploratório orientado pelo enfoque qualitativo a partir do diálogo, brincadeiras, brinquedos econtação de história. Concluímos, atividades pedagógicas dirigidas, oportuniza aos alunos (as)a liberdade de expressar seus pensamentos sobre questões de gênero e sexualidades, contribuindo com a construção do conhecimento coletivo sobre gênero e sexualidades, auxiliando professores e profissionais da educação envolvidos(as) a contribuírem com o desenvolvimento positivo do autoconhecimento e autoestima.