Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de química está relacionada à abstração dos conceitos e a falta de conexão entre os conceitos químicos abordados em sala de aula e sua aplicação prática no cotidiano. Muitos alunos têm dificuldade em perceber como os princípios químicos estão presentes em situações reais, o que pode reduzir o interesse e a motivação para aprender. Essas dificuldades ressaltam a importância de abordagens inovadoras e práticas no ensino de química, que busquem superar esses obstáculos por meio de atividades contextualizadas, experimentação e uma linguagem acessível aos estudantes. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo analisar como as práticas experimentais relacionadas aos fenômenos químicos do cotidiano podem facilitar a compreensão dos estudos em química. Para isso, foram realizadas atividades experimentais relacionadas a fenômenos observados no cotidiano com estudantes da 2ª série do Ensino Médio da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho durante o desenvolvimento de projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB. Assim, foi possível analisar que ao conectar a teoria com a prática, os alunos puderam adquirir uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos, além de desenvolver habilidades de observação, análise crítica e pensamento científico. Essa abordagem também promoveu a contextualização do ensino de química, mostrando como os princípios estudados em sala de aula se manifestam no mundo real.