O presente trabalho descreve uma experiência realizada no dia 30 de Agosto de 2023 com a turma do 8° ano B na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro - PB, como parte das ações desenvolvidas no Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A atividade abordou os conceitos básicos envolvidos no estudo sobre o conteúdo Triângulos, tais como: altura de um triângulo, ortocentro, classificação e tipos de triângulos. Esta atividade teve fundamentação teórica a partir das orientações do PCN( Brasil, 1998) e do trabalho de Onuchic e Allevato(2005), por meio de uma abordagem lúdica que permitiu aos alunos revisarem conceitos já estudados em sala de aula e ampliando sua compreensão acerca dos estudos envolvendo triângulos. A atividade foi planejada e executada a partir da organização dos alunos em pequenos grupos, o que permitiu um ambiente marcado pela interação entre os pares e pelo trabalho colaborativo. Os resultados obtidos com a experiência mostraram-se positivos, já que o objetivo principal da atividade foi atingido com sucesso, pois os alunos fixaram bem o conteúdo abordado. Com isso, eles demonstraram um enorme entusiasmo com a atividade proposta e foram muito participativos no decorrer da mesma.