O presente trabalho tem por objetivo, relatar minhas experiências de iniciação à docência vivenciadas ao longo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES, dentro do Subprojeto de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (Campus l). As atividades desenvolvidas através do Programa iniciaram em outubro de 2022 e foram até março de 2024. Na parte do cronograma que vai de outubro de 2022 a janeiro de 2023, aconteceram reuniões para orientações gerais, cursos de formação e as primeiras observações de aulas na Escola Cidadã Integral Técnica - ECIT Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A partir de fevereiro de 2023, teve início o período de regência de aulas, mas, paralelamente à regência, continuaram os cursos de formação para a preparação à docência, juntamente com os demais residentes, o docente orientador, os preceptores e alguns professores voluntários da IES. No que se refere ao aporte teórico, buscamos apoio em Freire (1996) e Paiva (2014), para comprovar que o ensino de Língua Espanhola, tendo como base manifestações culturais e festividades de origem hispânica, aliadas ao uso de atividades lúdicas, faz com que os alunos se mostrarem mais receptivos e assimilem o conteúdo apresentado em sala de maneira mais rápida e participativa.