Este trabalho tem como foco principal apresentar uma ação desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto Matemática ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Escola de ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, localizada na zona rural da cidade de Monteiro. O PIBID tem como objetivo principal incentivar e fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. O jogo matemático foi realizado na turma do 7º ano com o objetivo de promover a autonomia e o desenvolvimento dos estudantes em relação ao estudo de expressões algébricas com o auxílio do Material Didático Bingo das Expressões Algébricas, para finalizar e exercitar a habilidade de leitura sobre o conteúdo proposto de acordo com os conceitos de Sérgio Lorenzato sobre a utilização do material didático como fator que interfere no rendimento escolar e desempenha funções conforme o propósito que se presta. Ao final da atividade, foi analisado que o uso do material didático obteve um resultado positivo para o aprendizado dos alunos, além de mantê-los interessados na dinâmica do jogo, uma vez que, a iniciativa de levar jogos para a sala de aula, estimula os alunos a desenvolverem a curiosidade e o espírito competitivo em situações que apresentam jogos de raciocínio e competição.