Neste trabalho, relata-se uma enriquecedora experiência em sala de aula proporcionada pelos Programas de Residência Pedagógica e PIBID, com o objetivo de aproximar o ensino universitário da realidade das escolas de ensino básico da rede pública. Essa parceria entre o ensino superior e o ensino básico tem mostrado resultados positivos, fornecendo aos alunos de licenciatura em física uma vivência real da profissão que escolheram, preparando-os para a docência. A metodologia central dessa experiência foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma abordagem que coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, desafiando-os a resolver problemas do mundo real para obter um aprendizado significativo. Nesse contexto, a implementação de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), foi um elemento crucial para o sucesso da experiência educacional. A ABP permitiu que os alunos do 9º ano do ensino fundamental II fossem os protagonistas na construção do conhecimento, desafiando-os a resolver problemas do mundo real usando conceitos do cotidiano. Os benefícios da aplicação da ABP foram notáveis, com alunos mais motivados e envolvidos no processo de aprendizagem, enquanto os futuros professores aprimoraram suas habilidades de ensino. A parceria entre a universidade e a escola, com o apoio do professor Fábio Gabriel como supervisor local, demonstrou a importância de vivências em sala na formação de professores.