Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA, DA UEPB-CAMPUS III: VIVÊNCIAS DE UMA PRECEPTORA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106490
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 462
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA, DA UEPB-CAMPUS III: VIVÊNCIAS DE UMA PRECEPTORA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva apresentar breves discussões acerca das nossas vivências, enquanto preceptora, do Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, da UEPB-Campus III, sob o financiamento da CAPES. Nesse contexto, o foco de nossas reflexões gira em torno de um projeto de letramento sobre os impactos do uso das tecnologias digitais, aplicado em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, da rede estadual, localizada no município de Guarabira-PB. Para nortear nossas ações, tomamos como referência, os estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Coppi (2016), Tinoco (2009), Leite e Pereira (2013) e Marcuschi (2010) de modo a colaborar com o desenvolvimento das habilidades de escrita dos educandos, e, encaminhá-los para um ideal de cidadania, tendo em vista que, compreendemos a escrita, como uma ferramenta valiosa de ação social. Com a realização das atividades, ficou nítido que: os educandos progrediram no que tange à escrita, ademais, assumiram a postura de agentes sociais colaborativos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID462_TB279_15032024171511.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS MENDES COPPI"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "dsmcoppi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106490
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 462
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA, DA UEPB-CAMPUS III: VIVÊNCIAS DE UMA PRECEPTORA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva apresentar breves discussões acerca das nossas vivências, enquanto preceptora, do Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, da UEPB-Campus III, sob o financiamento da CAPES. Nesse contexto, o foco de nossas reflexões gira em torno de um projeto de letramento sobre os impactos do uso das tecnologias digitais, aplicado em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, da rede estadual, localizada no município de Guarabira-PB. Para nortear nossas ações, tomamos como referência, os estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Coppi (2016), Tinoco (2009), Leite e Pereira (2013) e Marcuschi (2010) de modo a colaborar com o desenvolvimento das habilidades de escrita dos educandos, e, encaminhá-los para um ideal de cidadania, tendo em vista que, compreendemos a escrita, como uma ferramenta valiosa de ação social. Com a realização das atividades, ficou nítido que: os educandos progrediram no que tange à escrita, ademais, assumiram a postura de agentes sociais colaborativos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID462_TB279_15032024171511.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS MENDES COPPI"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "dsmcoppi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar breves discussões acerca das nossas vivências, enquanto preceptora, do Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, da UEPB-Campus III, sob o financiamento da CAPES. Nesse contexto, o foco de nossas reflexões gira em torno de um projeto de letramento sobre os impactos do uso das tecnologias digitais, aplicado em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, da rede estadual, localizada no município de Guarabira-PB. Para nortear nossas ações, tomamos como referência, os estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Coppi (2016), Tinoco (2009), Leite e Pereira (2013) e Marcuschi (2010) de modo a colaborar com o desenvolvimento das habilidades de escrita dos educandos, e, encaminhá-los para um ideal de cidadania, tendo em vista que, compreendemos a escrita, como uma ferramenta valiosa de ação social. Com a realização das atividades, ficou nítido que: os educandos progrediram no que tange à escrita, ademais, assumiram a postura de agentes sociais colaborativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.