O presente artigo objetiva apresentar breves discussões acerca das nossas vivências, enquanto preceptora, do Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, da UEPB-Campus III, sob o financiamento da CAPES. Nesse contexto, o foco de nossas reflexões gira em torno de um projeto de letramento sobre os impactos do uso das tecnologias digitais, aplicado em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, da rede estadual, localizada no município de Guarabira-PB. Para nortear nossas ações, tomamos como referência, os estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Coppi (2016), Tinoco (2009), Leite e Pereira (2013) e Marcuschi (2010) de modo a colaborar com o desenvolvimento das habilidades de escrita dos educandos, e, encaminhá-los para um ideal de cidadania, tendo em vista que, compreendemos a escrita, como uma ferramenta valiosa de ação social. Com a realização das atividades, ficou nítido que: os educandos progrediram no que tange à escrita, ademais, assumiram a postura de agentes sociais colaborativos.