Este relato tem como objetivo compartilhar as vivências que obtive durante minha participação no Programa de Residência Pedagógica (CAPES), enquanto aluno do curso de licenciatura em Letras Espanhol na Universidade Estadual da Paraíba. Dentro do Programa atuei nas turmas do Ensino Fundamental II e Médio na ECI Monte Carmelo. Destaco a elaboração de projetos pedagógicos, como "El Cuento Mágico de Guinea" e "Viajando por Latinoamérica", visando promover a diversidade cultural latino-americana. Adotei estratégias pedagógicas alinhadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As aulas focaram em aspectos geográficos, culturais e artísticos de países hispânicos, incentivando a expressão criativa dos alunos. Além disso, participei ativamente de eventos e reuniões escolares na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, escola campo em que atuei, contribuindo para a integração e discussões pedagógicas. O minicurso "Viajando por Latinoamérica" foi ofertado também no IX Encontro de Iniciação à Docência e as Tardes Formativas enriqueceram minha formação pedagógica, proporcionando aprendizado teórico e prático. Busquei respaldo teórico em Gimeno Sacristán, David Ausubel e em partes das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e da Proposta Curricular do Estado da Paraíba.