A formação de professores é algo muito importante nos dias atuais, sabemos que nem todos levam a sério a sua formação e por isso temos docentes despreparados no sistema educacional. O Programa Residência Pedagógica coloca o aluno, futuro professor, em contato com a realidade da sala de aula, para que possa adquirir experiência como futuro docente e principalmente ter autonomia em seu ambiente, preparação de aulas e provas, pontos negativos e positivos, a dificuldade de lidar com os jovens, entre outros pontos. Nós futuros docentes passamos por um processo muitas vezes árduo, mas é necessário, saímos da teoria na universidade e vamos para a prática em sala de aula como no Programa, é importante sabermos que o processo de formação pode ser lento e que ele ultrapassa os muros da universidade, pois nossa formação deve ser contínua e por isso a teoria e prática são tão importantes para o docente em formação. Dessa forma, o presente trabalho trará a vivência de uma residente do programa de residência pedagógica do curso de licenciatura em Letras/espanhol da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus VI, apresentando as dificuldades vivenciadas nas aulas, bem como a diferença entre duas turmas e a importância do programa para o crescimento profissional e pessoal como futura docente em letras-espanhol.