O presente trabalho se propõe a relatar a experiência de regência de ensino do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior – CAPES que ocorreu em uma escola pública estadual, em Campina Grande no Estado da Paraíba, em 2023. A regência ocorreu na turma do 1º ano do Novo Ensino Médio. Nosso enfoque foi direcionado ao tema de ficção científica, no Itinerário formativo e na disciplina de Física foi abordados conteúdos de mecânica, cinemática e dinâmica por meio de diversas metodologias; em certo modo nos proporcionou praticar os conceitos e propostas didáticas estudadas na universidade, seja na elaboração de planos de aulas e sequências didáticas, além de roteiros experimentais que contemplaram os três momentos pedagógicos (Muenchen; Delizoicov, 2014). Ficou observado que há uma parcela de estudantes que, além das limitações de interpretação de texto, raciocínio lógico e dificuldades em matemática básica e símbolos matemáticos são problemas que se somam as questões sociais e econômicas dos estudantes, nos dando a real dimensão da importância de uma práxis docente humanizada, mesmo em meio a todos os obstáculos impostos pelo sistema educacional vigente. O objetivo a que se destina o programa foi atingido, tanto pelo desenvolvimento acadêmico quanto pela evolução profissional desencadeada no período de aplicação do mesmo.