A formação de professores e a atuação docente são temas centrais no contexto educacional brasileiro, dada a importância da qualidade do ensino e a preparação adequada dos educadores para desenvolver habilidades linguísticas e gramaticais nos alunos. Neste contexto, o objetivo central deste texto é relatar a experiência adquirida durante a nossa participação como residentes de Língua Portuguesa no Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2022/2024. O programa nos proporcionou uma oportunidade única de vivenciar a prática docente, permitindo uma reflexão profunda sobre os métodos de ensino e a eficácia das abordagens pedagógicas utilizadas. Durante o PRP, nas situações de ensino da Análise Linguística, buscamos empregar diversas estratégias metodológicas para facilitar a aprendizagem significativa dos alunos. Para embasar nossas ações e reflexões, recorremos às contribuições de autores renomados na área, como Bezerra e Reinaldo (2013) e Antunes (2014). A experiência desenvolvida no PRP se mostrou fundamental para o nosso desenvolvimento profissional, proporcionando uma imersão na realidade escolar que contribuiu para o aprimoramento das práticas docentes. Além disso, a participação no programa é essencial para a formação de professores reflexivos e preparados para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo, promovendo assim uma educação de qualidade que atenda às necessidades dos alunos da rede pública de ensino.