O relato a seguir destina-se a compartilhar as experiências vividas durante o programa de Residência Pedagógica em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba e sua influência na formação de professores voltados para a educação básica. O objetivo é fornecer um panorama completo das vivências e aprendizados adquiridos ao longo de 18 meses, que incluíram visitas, observações, regências e o desenvolvimento de projetos político-pedagógicos em escolas parceiras do programa situadas na cidade de Campina Grande-PB. Durante esse período, os participantes foram distribuídos em grupos que se revezavam nas escolas, possibilitando uma ampla gama de experiências e resultados. Além disso, as atividades foram complementadas por reuniões de formação semanais com a coordenação do programa. Essas sessões foram cruciais para a fundamentação das ações realizadas, tanto para os preceptores quanto para os residentes e as escolas envolvidas. Ao longo das visitas e observações, os residentes puderam mergulhar no contexto escolar, compreendendo suas dinâmicas e desafios. A oportunidade de reger aulas permitiu aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, além de desenvolver habilidades de planejamento e execução de atividades pedagógicas. Destaca-se também o desenvolvimento de projetos político-pedagógicos, os quais proporcionaram uma visão mais ampla e integrada da educação, incentivando a reflexão crítica sobre as práticas educativas e seus impactos na sociedade tanto para os estudantes das escolas, quanto para os residentes do programa. Em síntese, a Residência Pedagógica em Sociologia desempenhou um papel fundamental na formação dos futuros docentes, proporcionando experiências enriquecedoras e oportunidades de aprendizado prático, contribuindo assim para uma atuação mais qualificada e consciente no contexto da educação básica.