O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das possibilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizado na disciplina de História, partindo do pressuposto dos jogos enquanto recurso interativo entre professor e alunos por intermédio de uma linguagem lúdica. Considerando a popularidade na perspectiva de entretenimento e diversão, a adequação do universo dos jogos, os quais não foram pensados originalmente para fins didáticos, para sala de aula desperta determinada curiosidade e descontração ao passo que favorece o aprendizado. A integração do lúdico as práticas pedagógicas tentam romper com a monocultura de ensino, colocando o aluno como participante na construção de conhecimento enquanto este analisa narrativas e percepções sobre o tempo e espaço. Nesta premissa, este trabalho descreve o processo prático desenvolvido durante a Residência Pedagógica com a utilização do “Bingo Histórico”, jogo produzido pela residente e aplicado nos anos finais do Ensino Fundamental II. Alinhado com os objetivos, competências e habilidades didáticos específicos da unidade temática, a dinâmica interage como maneira de fixar e avaliar a concepção do alunado sobre o conteúdo proposto, como a criticidade e problematização acerca dos eventos. Para tanto, apoia-se no levantamento de ideias da Didática Histórico-Critica, perspectivas pedagógicas para ponderar as características básicas, desafios e resultados da aplicação prática.