O referente trabalho apresenta um relato de experiência a partir de uma sequência didática com o tema ondas eletromagnéticas desenvolvida no ensino básico em uma da rede pública de ensino. Dessa forma, a sequência didática é elaborada a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para que os discentes construam seus conhecimentos e sejam os protagonistas do desenvolvimento e do processo de ensino e aprendizagem de modo autônomo, reflexivo e crítico. Portanto o nosso objetivo é discorrer como os alunos desenvolveram as atividades trabalhadas em sala de aula. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), é uma forma de integrar o licenciando, para que possa vivenciar a prática docente e assim ter o contato com a realidade em sala de aula. Contudo, é uma forma de aproximar a universidade ao ambiente escolar e os licenciandos desenvolverem na prática o que aprendem no ensino superior. Portanto, podemos perceber que a Aprendizagem Baseada em Problemas ressignifica o processo de ensino e aprendizagem, pois o professor passa a ser o mediador do conhecimento e o aluno se torna mais ativo para interagir e construir o seu desenvolvimento crítico, reflexivo.