O presente artigo descreve o relato de experiência das atividades do programa de Residência Pedagógica - RP, do curso de Licenciatura Plena História da Universidade Estadual da Paraíba e sua contribuição para a formação de futuros professores. O objetivo deste trabalho é abordar a atuação dos residentes em uma instituição de ensino fundamental e médio a partir de práticas e teorias vivenciadas em uma turma de 3° ano, enfatizando a importância do programa na promoção de uma educação de qualidade, destacando seus impactos positivos na formação da docência a partir das dinâmicas educacionais e preparo dos educadores para os desafios do ambiente escolar. Contudo, destaca-se o papel significativo do programa de Residência Pedagógica para os bolsistas no desenvolvimento profissional de futuros educadores, explorando a experiência prática e imersiva proporcionada pelo projeto. Por fim, a prestação de serviço inclui a observação, o planejamento e a regência, bem como o cotidiano dos encontros, o conteúdo e as avaliações que foram produzidas durante o mês de maio de 2023 até o período de março de 2024.