Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APOIO PEDAGÓGICO E REFORÇO ESCOLAR NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO NO PIBID.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106602
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 403
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "APOIO PEDAGÓGICO E REFORÇO ESCOLAR NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO NO PIBID."
    "resumo" => "O referido artigo visa apresentar como se encontra a realidade do âmbito educacional atualmente nesse retorno das aulas ao modo presencial depois que houve o enfrentamento de uma pandemia de nível mundial, que se iniciou no ano de 2020, na Ásia (China) e se espalhou pelo mundo, causando graves impactos sociais e educacionais. Então discorrendo pelas consequências que a pandemia do Covid-19, deixou no âmbito educacional e nos alunos que estudaram de modo remoto lhes causando um bloqueio, vale evidenciar que no contexto social dos mesmos, alguns pais não conseguiram ajudá-los em casa por não ter uma formação, ressalta-se a partir de tudo que foi evidenciado que, contudo a um déficit muito grande na aprendizagem desses alunos, onde alguns foram promovidos de séries sem realmente adquirir conhecimentos, e as discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID), Subprojeto de Pedagogia, da UEPB Campus III, no ano de 2023 realizaram aulas de reforço em um horário oposto ao da aula normal e o apoio pedagógico dentro de sala de aula regular, com a professora regente trabalhando em conjunto a fim de encontrar meios que facilitam o ensino, utilizando como ferramenta principal a ludicidade fugindo um pouco do método tradicional de ensino para que dessa forma todos os alunos pudessem se desenvolver e atingir um melhor nível de escolaridade e conhecimento. Para tanto, foram utilizadas metodologias de ensino e recursos didáticos, tendo em vista bons resultados de aprendizagem dos alunos a partir do trabalho docente durante todo o ano letivo, realizado na instituição que foi selecionada para participar do subprojeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID207_TB403_25032024004953.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÊNNIA ALVES DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÊNNIA"
    "autor_email" => "kennia.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106602
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 403
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "APOIO PEDAGÓGICO E REFORÇO ESCOLAR NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO NO PIBID."
    "resumo" => "O referido artigo visa apresentar como se encontra a realidade do âmbito educacional atualmente nesse retorno das aulas ao modo presencial depois que houve o enfrentamento de uma pandemia de nível mundial, que se iniciou no ano de 2020, na Ásia (China) e se espalhou pelo mundo, causando graves impactos sociais e educacionais. Então discorrendo pelas consequências que a pandemia do Covid-19, deixou no âmbito educacional e nos alunos que estudaram de modo remoto lhes causando um bloqueio, vale evidenciar que no contexto social dos mesmos, alguns pais não conseguiram ajudá-los em casa por não ter uma formação, ressalta-se a partir de tudo que foi evidenciado que, contudo a um déficit muito grande na aprendizagem desses alunos, onde alguns foram promovidos de séries sem realmente adquirir conhecimentos, e as discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID), Subprojeto de Pedagogia, da UEPB Campus III, no ano de 2023 realizaram aulas de reforço em um horário oposto ao da aula normal e o apoio pedagógico dentro de sala de aula regular, com a professora regente trabalhando em conjunto a fim de encontrar meios que facilitam o ensino, utilizando como ferramenta principal a ludicidade fugindo um pouco do método tradicional de ensino para que dessa forma todos os alunos pudessem se desenvolver e atingir um melhor nível de escolaridade e conhecimento. Para tanto, foram utilizadas metodologias de ensino e recursos didáticos, tendo em vista bons resultados de aprendizagem dos alunos a partir do trabalho docente durante todo o ano letivo, realizado na instituição que foi selecionada para participar do subprojeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID207_TB403_25032024004953.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÊNNIA ALVES DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÊNNIA"
    "autor_email" => "kennia.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O referido artigo visa apresentar como se encontra a realidade do âmbito educacional atualmente nesse retorno das aulas ao modo presencial depois que houve o enfrentamento de uma pandemia de nível mundial, que se iniciou no ano de 2020, na Ásia (China) e se espalhou pelo mundo, causando graves impactos sociais e educacionais. Então discorrendo pelas consequências que a pandemia do Covid-19, deixou no âmbito educacional e nos alunos que estudaram de modo remoto lhes causando um bloqueio, vale evidenciar que no contexto social dos mesmos, alguns pais não conseguiram ajudá-los em casa por não ter uma formação, ressalta-se a partir de tudo que foi evidenciado que, contudo a um déficit muito grande na aprendizagem desses alunos, onde alguns foram promovidos de séries sem realmente adquirir conhecimentos, e as discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID), Subprojeto de Pedagogia, da UEPB Campus III, no ano de 2023 realizaram aulas de reforço em um horário oposto ao da aula normal e o apoio pedagógico dentro de sala de aula regular, com a professora regente trabalhando em conjunto a fim de encontrar meios que facilitam o ensino, utilizando como ferramenta principal a ludicidade fugindo um pouco do método tradicional de ensino para que dessa forma todos os alunos pudessem se desenvolver e atingir um melhor nível de escolaridade e conhecimento. Para tanto, foram utilizadas metodologias de ensino e recursos didáticos, tendo em vista bons resultados de aprendizagem dos alunos a partir do trabalho docente durante todo o ano letivo, realizado na instituição que foi selecionada para participar do subprojeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.