LIMA, Alécia Rodrigues De et al.. Relato de experiência. Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/106546>. Acesso em: 22/11/2024 14:07
O ensino de física enfrenta diversos desafios entre eles a falta de interesse dos alunos, pois vêem a disciplina como difícil não conseguindo associar os conceitos estudados ao cotidiano. Para superar esse problema, é preciso repensar as práticas educacionais assim como formar professores capacitados. POIS em uma sociedade cada vez mais tecnológica e globalizada a capacitação dos professores tanto ao ministrar uma aula expositiva como ao utilizar outros recursos como metodologias ativas, em que os alunos ficam no centro da aprendizagem e assumem certa responsabilidade dos seus estudos assim construindo também a autonomia deles como cidadãos, como ferramentas tecnológicas que ajudam na visualização de conceitos é vista como necessária para uma educação de qualidade e para o desenvolvimento de uma cidadania crítica. Este artigo consiste em apresentar um relato de atividades da residência pedagógica, desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em física da UEPB, partindo de discussões sobre a prática de ensino, métodos e desafios passando para a construção de duas sequências de ensino aplicadas no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024 buscando atenda as necessidades dos alunos na sua formação ao ensinar conteúdos específicos de física a duas turmas do 9° ano do fundamental na disciplina de ciências. Assim como um relato de uma experiência transformadora na formação docente.