O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências de graduandos do curso de Licenciatura em Física, bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Foram realizadas duas ações de intervenções. A primeira ação foi direcionada para uma turma do 2°ano do ensino médio e a ação consistiu no planejamento, elaboração e aplicação de uma sequência de ensino que contou com o aporte teórico e metodológico do ensino por investigação, especificamente das Atividades Experimentais Investigativas. Tal sequência foi dividida em seis aulas envolvendo processos de problematização (aula 1: sustentabilidade e questões problematizadoras), investigação (aulas 2, 3, 4 e 5: chuva de ideias, experimentação, conceituação e construção do fogão solar, respectivamente), sistematização do conhecimento e avaliação (aula 6: sintetização, argumentação e avaliação). A segunda ação consistiu no estudo, planejamento e execução de experimentos em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, sob a orientação dos estudantes de iniciação à docência do PIBID, para exposição na I Mostra de Ciências da Natureza e Matemática, evento realizado na escola campo ECI Professor Itan Pereira, localizada na cidade de Campina Grande-PB. As duas ações realizadas foram muito importantes para o envolvimento dos estudantes no processo de ensino de conhecimento científico/físico. Enquanto futuros docentes, estas iniciativas de inserção na Educação Básica auxiliam-nos na construção do saber a partir de experiências práticas, proporcionando-nos a percepção de erros, acertos e a forma com a qual poderemos facilitar a troca de conhecimento no ambiente escolar.