Este artigo diz respeito a uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande sobre a exploração e criação de mapas mentais trabalhando com razão e proporção. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre os dias 21 de agosto e 20 de setembro de 2023, totalizando em 22 aulas. As aulas se deram de forma expositiva dialogada e neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 1 a 5. Nelas, sondamos e organizamos as ideias que a turma tinha no geral sobre o assunto e montamos um mapa mental apenas com informações dadas por eles. Explicamos de maneira expositiva e dialogada o conteúdo e após todo o conteúdo passado, eles fizeram conosco novamente um novo mapa mental completo. Vimos que a partir dessa atividade estimulamos a criatividade e a associação dos conceitos. Foi um ótimo recurso, deixando nossas aulas mais claras e estruturadas.