Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LETRAS INGLÊS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106250
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 317
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LETRAS INGLÊS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de uma sequência didática realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio na ECIT Professor Braulio Maia Júnior, situada no bairro da Dinamérica, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Resultado da primeira experiência do programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba, no âmbito do curso de Letras Inglês com o financiamento da CAPES, este trabalho visa compartilhar as reflexões originadas pelas experiências vivenciadas pelos residentes nas aulas de observação e regência, enriquecendo a formação inicial dos estudantes docentes. Mediante o número de residentes no programa, foram formados grupos de 2 ou 3 residentes aos quais posteriormente foram direcionados para as escolas vinculadas ao subprojeto. Assim, nas semanas de observação, foi desenvolvida uma sequência didática composta por 5 aulas. Nesta sequência didática, os alunos residentes concentraram-se em abordar os elementos linguísticos tais como os aspetos de sintaxe e semântica das unidades temáticas do planejamento escolar assim como também a exploração de diversos gêneros textuais a fim de enriquecer as discussões sobre o tema central "Anxiety". Essa experiência inicial evidenciou a ampliação do entendimento dos alunos em relação ao tema central das aulas, bem como a revisão de elementos linguísticos previamente ensinados pelo professor preceptor, ressaltando a eficácia da sequência didática desenvolvida pelos alunos residentes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID317_TB8_10102023204034.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IGOR DE LIMA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Igor Lima"
    "autor_email" => "joseigorlimap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106250
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 317
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LETRAS INGLÊS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de uma sequência didática realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio na ECIT Professor Braulio Maia Júnior, situada no bairro da Dinamérica, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Resultado da primeira experiência do programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba, no âmbito do curso de Letras Inglês com o financiamento da CAPES, este trabalho visa compartilhar as reflexões originadas pelas experiências vivenciadas pelos residentes nas aulas de observação e regência, enriquecendo a formação inicial dos estudantes docentes. Mediante o número de residentes no programa, foram formados grupos de 2 ou 3 residentes aos quais posteriormente foram direcionados para as escolas vinculadas ao subprojeto. Assim, nas semanas de observação, foi desenvolvida uma sequência didática composta por 5 aulas. Nesta sequência didática, os alunos residentes concentraram-se em abordar os elementos linguísticos tais como os aspetos de sintaxe e semântica das unidades temáticas do planejamento escolar assim como também a exploração de diversos gêneros textuais a fim de enriquecer as discussões sobre o tema central "Anxiety". Essa experiência inicial evidenciou a ampliação do entendimento dos alunos em relação ao tema central das aulas, bem como a revisão de elementos linguísticos previamente ensinados pelo professor preceptor, ressaltando a eficácia da sequência didática desenvolvida pelos alunos residentes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID317_TB8_10102023204034.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IGOR DE LIMA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Igor Lima"
    "autor_email" => "joseigorlimap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de uma sequência didática realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio na ECIT Professor Braulio Maia Júnior, situada no bairro da Dinamérica, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Resultado da primeira experiência do programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba, no âmbito do curso de Letras Inglês com o financiamento da CAPES, este trabalho visa compartilhar as reflexões originadas pelas experiências vivenciadas pelos residentes nas aulas de observação e regência, enriquecendo a formação inicial dos estudantes docentes. Mediante o número de residentes no programa, foram formados grupos de 2 ou 3 residentes aos quais posteriormente foram direcionados para as escolas vinculadas ao subprojeto. Assim, nas semanas de observação, foi desenvolvida uma sequência didática composta por 5 aulas. Nesta sequência didática, os alunos residentes concentraram-se em abordar os elementos linguísticos tais como os aspetos de sintaxe e semântica das unidades temáticas do planejamento escolar assim como também a exploração de diversos gêneros textuais a fim de enriquecer as discussões sobre o tema central "Anxiety". Essa experiência inicial evidenciou a ampliação do entendimento dos alunos em relação ao tema central das aulas, bem como a revisão de elementos linguísticos previamente ensinados pelo professor preceptor, ressaltando a eficácia da sequência didática desenvolvida pelos alunos residentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.