Sabendo das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da alta aceitação das metodologias ativas, atualmente, foi pensado em uma sequência de ensino que pudesse abordar ambas as perspectivas, tendo em vista a projeção da intervenção na turma de física do 2° ano médio da Escola Estadual Targino Pereira, como aluno do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), foi idealizada a proposta de trabalhar na construção de uma luneta astronômica, em função dos conhecimentos de ótica, assim foi dado o ponta pé inicial em busca da sequencia de ensino modelo, tendo já definido o produto, no caso a luneta, a próxima etapa foi definir a metodologia, no caso a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que se encaixou perfeitamente nas expectativas, pois é uma metodologia de ensino que enfatiza a aprendizagem ativa, prática e contextualizada por meio da realização de projetos, ela difere do modelo tradicional de ensino, no qual os alunos muitas vezes aprendem por meio de aulas teóricas e memorização de fatos, pois os projetos permitem que os alunos apliquem o que aprenderam em situações do mundo real. Dando continuidade o próximo passo é a distribuição das aulas, que ocorrerá da seguinte forma, após o primeiro encontro, que será direcionado para apresentação, vai ser encaminhado aos alunos o material necessário para que possam estar aptos para os sucessivos encontros e que nos momentos das aulas sejam direcionados para tirar duvidas, resolver questões problemas, demonstrações de exemplos e desenvolver a luneta. Logo esperasse que os alunos se dediquem e se desenvolvam em função do aprendizado que estar a ser proporcionado a eles, onde no final possam deter os conhecimentos não só de óptica, mais sim um pouco sobre a astronomia, pois os estudantes são protagonistas na busca pelo seus conhecimentos.