Na formação do discente no curso de licenciatura plena em matemática, a Residência Pedagógica proporciona ao licenciando a vivência e prática em sala de aula, assim promovendo experiências diárias através de ações pedagógicas que por sua vez favorecem o fortalecimento da relação teoria-prática na formação do professor e contribuindo para construção da identidade profissional. Este trabalho tem o objetivo de relatar a vivência do professor em formação inserido no contexto da sala de aula de matemática em turmas do ensino médio. A experiência foi vivida em uma escola cidadã integral da rede estadual de ensino da Paraíba, situada na cidade de Patos. A prática relatada foi escolhida pelo fato de abordar pesquisa de campo, uso de tecnologia explorando planilhas eletrônicas como conteúdos associados a exigências do mercado de trabalho. Os impactos foram positivos tanto na motivação dos estudantes por saírem de aulas convencionais no ambiente escolar, bem como com o conhecimento matemático do estudo de gráficos e dados e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas empregado ao uso de planilhas eletrônicas. Diante disso, fica evidente que o programa Residência Pedagógica proporciona ao futuro professor uma oportunidade única para ganhar experiência e aperfeiçoamento profissional de suas habilidades no campo de sua matéria específica.