O Ensino Superior requer mecanismos em que o ensino-aprendizagem forneça subsídios para que os graduandos possam relacionar teoria e prática para a docência. Para tornar o aprendizado mais significativo, promovendo aprofundamento em escolhas metodológicas e pedagógicas com alunos da Universidade Federal de Pernambuco, do curso de Licenciatura em Geografia, foi proposto como atividade a aplicação de projetos em escolas de ensino básico. Ao todo, os 42 discentes foram divididos em seis grupos e atuaram em três Escolas de Ensino Público da Região Metropolitana do Recife. Durante a disciplina de Metodologias do Ensino de Geografia, foi solicitado que elaborassem um projeto de sequência didática cujo tema fosse relacionado com o conteúdo do currículo escolar de Geografia, atendendo às séries de Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM). Incorporado a sequência didática também existiram três metas a serem atingidas: 1ª) usar ao menos uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação; 2ª) criar e aplicar ao menos um material didático; e 3ª) utilizar ao menos uma metodologia ativa. As avaliações da efetividade das aplicações para os graduandos ocorreram durante os acompanhamentos com a docente e por um formulário Google onde os discentes puderam responder de forma anônima as questões sobre as suas percepções. Como resultados, foi possível identificar a percepção dos alunos relativo a 1) suas participações durante as etapas de elaboração do projeto e aplicação; 2) suas contribuições para o grupo e projeto e 3) de quais formas participar da atividade trouxe contribuições para si e sua formação. Sendo possível afirmar que a utilização da escolha metodológica por meio de aplicações de sequências didáticas proporcionou efetividade no aprendizado dos licenciandos, em que em sua maioria, obteve o primeiro contato com a regência e a prática dos seus elementos didáticos pedagógicos a partir da disciplina.