A formação adequada de professores na educação profissional e tecnológica é imprescindível para garantir a qualidade do ensino, fornecer conhecimento especializado, desenvolver habilidades pedagógicas eficazes, adaptar-se às necessidades dos alunos e acompanhar as mudanças tecnológicas. Esse processo formativo no estado do Ceará enfrenta desafios significativos, ao mesmo tempo em que oferece perspectivas promissoras para o desenvolvimento educacional e econômico da região. Sendo assim, neste artigo, apresentamos algumas medidas tomadas pelo Estado, direcionadas aos docentes que atuam na EPT. Além disso, abordamos os desafios enfrentados pelos professores e as perspectivas para essa qualificação no contexto atual. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, por meio de revisão da literatura acerca da temática em questão, sedimentada através das abordagens de Machado (2008); Saviani (2009); Nóvoa (2016); dentre outros. O resultado do estudo inferiu que, ainda há diversos entraves no processo de formação dos docentes que atuam na educação profissional e tecnológica, embora, o estado do Ceará tenha realizado bastante investimento, por meio de políticas públicas específicas, existem lacunas que carecem ser preenchidas para que, de fato, os professores da educação profissional e tecnológica estejam inseridos na sala de aula fundamentados pedagogicamente e dessa forma sejam capazes de cumprir todas as exigências impostas pelo sistema educacional, haja vista que essa modalidade de ensino tem se tornado cada vez mais relevante, considerando a demanda por profissionais qualificados em setores peculiares no mundo do trabalho.