Para uma real inclusão de alunos com deficiência nos diversos contextos educacionais é urgente que a formação inicial nas licenciaturas esteja alicerçada na perspectiva da educação inclusiva. Somado a isto, a reflexão e problematização sobre o que é ética profissional deve ser contemplada com profundidade em componentes curriculares dos cursos de graduação. É através de uma formação inicial fundamentada na ética profissional que a inclusão se torna possível. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo geral investigar, por meio de diários reflexivos produzidos pelos alunos matriculados no componente curricular “Tópicos Especiais em Língua Espanhola”, aspectos do entendimento acerca do que é a ética profissional dos graduandos do curso de Letras – Espanhol da UEPB do campus VI. Assim, foram delimitados dois objetivos específicos: a) Discutir quais aspectos textuais indicam que as reflexões propiciadas no componente curricular “Tópicos Especiais em Língua Espanhola”, refletem uma tomada de consciência do que é um agir docente ético; e b) Evidenciar, a partir dos diários reflexivos produzidos pelos alunos matriculados no componente “Tópicos especiais em Língua Espanhola”, como a compreensão e a discussão sobre ética profissional é imprescindível à formação docente inicial. Esta pesquisa se fundamenta, no que diz respeito ao capacitismo, em autores como, Nuernberg (2020) e Farias (2019); no âmbito da inclusão, em autores como Silva e Oliveira (2013), Aranha (2001) e Mantoan (2015); e na formação inicial e ética profissional em Macedo e Queiros (2019) e Dantas (2019). O corpus da pesquisa foi gerado a partir da elaboração de diários reflexivos por parte dos alunos matriculados no componente supracitado. Os resultados apontam para a conscientização dos colaboradores da necessidade de desenvolver um futuro agir pedagógico inclusivo e ético, estes passaram a ver a ética profissional como fundamental para sua formação, e consequentemente, para a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula.