O estágio supervisionado proporciona aos acadêmicos licenciandos o ingresso no âmbito escolar antes da sua atuação profissional, possibilitando-os fazer uma relação entre a teoria e prática no ensino. No período de 2022/2023, foi acompanhado e orientado a partir da inovação pedagógica, metodologias diversificadas e o retorno às atividades presenciais e ensino híbrido na UPE. A LDB (9394/96) em seu art. 61, destaca que na formação de professores: “I – A associação entre teorias inclusive mediante a capacitação em serviço; II – Aproveitamento de formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades”. Neste estudo buscamos mapear e monitorar o campo de estágio e as instituições parceiras do NAE, enquanto espaço de integração entre a universidade e a comunidade local para juntos traçarmos ações de integração entre ensino, pesquisa, extensão e qualificação para os supervisores, coordenadores e estagiários (formação continuada) com vistas a desenvolver ações integradas junto ao campo de estágio visando identificar as instituições parceiras. Os resultados revelam que o Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE/UPE/CMN), poderá contribuir, enquanto observatório das escolas e das práticas docentes na educação básica na região.