O cenário educacional brasileiro passa por uma fase crucial de avaliação e tentativa de recuperação dos impactos gerados em decorrência das experiências vividas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que emergiram do pós-pandemia da COVID-19. Esse contexto, mesmo forçadamente, provocou mudanças significativas, gerando oportunidades para o aprendizado e o aprimoramento das práticas docentes, sobretudo no âmbito da formação de professores. Neste sentido, o artigo tem como objetivo central discutir os avanços históricos das políticas públicas educacionais relacionadas à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino aprendizagem. Além disso, busca-se analisar as experiências do ERE e suas influências nas tendências formativas e práticas dos professores levando em consideração tanto o letramento digital como a inclusão da Inteligência Artificial (IA) como recursos didáticos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como técnica de pesquisa a revisão bibliográfica e documental. Foram analisados artigos, relatórios e documentos normativos, que permitiram aplicar a técnica de Análise de Conteúdo (AC), defendida por Bardin (2011). Entre os teóricos que fundamentaram a pesquisa, encontram-se: Lévy (1999), Hargreaves (2003), Kenski (2007), Araújo e Glotz (2014), Gatti (2017), Cordeiro e Bonilla (2018), Almeida e Alvez (2020), Silus, Fonseca e Jesus (2020), (Saviani, 2019 e 2021), Nóvoa e Alvim (2021), Maciel (2021), Valente e Almeida (2022), Aureliano e Queiroz (2023), entre outros. Sobre os resultados destaca a importância da formação continuada dos professores para aquisição das competências de letramento digital e efetiva incorporação das tecnologias de IA no ambiente escolar. Observa ainda que, quando essas transformações são acompanhadas por políticas públicas sólidas, elas têm o potencial de engajar gestores, professores e estudantes na construção de um ambiente educacional digital de qualidade, equitativo e adaptado ao mundo contemporâneo.