RESUMO Considerando o contexto histórico do curso de pedagogia, bem como a formação da identidade do pedagogo e sua práxis pedagógica, entende-se que a educação é um fazer e refazer constante, pois ela consiste em mudanças e nunca está pronto e acabado. Nesse sentido, as discussões pedagógicas na presente época, exigem um novo entendimento da educação, da escola, da sociedade, da pedagogia, da docência e da licenciatura, visto que, as práticas sociais são construídas nas diversas relações e o profissional Pedagogo é um agente indispensável nas questões sociais relacionadas ao estudante, contribuindo para a qualidade do ensino-aprendizagem, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade. É sob a justificativa desses fatores que, este estudo tem por objetivo analisar a dinâmica da história da pedagogia no Brasil e os desafios enfrentados pelo profissional Pedagogo ao longo de sua historicidade. Para tal propósito, descreveremos o percurso da história do curso de Pedagogia no Brasil, tal como, apresentar fatos que contribuíram de forma significativa a construção da identidade do pedagogo; e, para finalizar, descreveremos uma reflexão acerca da práxis pedagógica do Pedagogo no mundo contemporâneo. O percurso metodológico para construção do E-book, constitui-se de um estudo bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa e descritiva. A construção do embasamento teórico será baseada nos estudos de Freire (1987), Frigotto (2008), Libâneo (2001, 2005 e 2013), Pimenta (2004 e 2015), Saviani (2007, 2008 e 2012), Tardif (2007), Vazquez (2011), acompanhado de artigos, dissertações, leis, decretos, diretrizes, entre outros. Por fim, pretende-se com este estudo promover reflexões e compreensão da história da pedagogia, e quem é de fato o Pedagogo nos dias atuais.