O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões oriundas do campo do estágio supervisionado na disciplina de Sociologia do Ensino Médio. Pretende-se também discutir algumas implicações da pandemia para a educação pública brasileira, tomando como ponto de partida as experiências das escolas do interior do estado do Ceará. Focaremos em dois temas principais para dimensionar as questões que emergiram no campo do estágio na disciplina de Sociologia, cursado pelo primeiro autor. Em primeiro lugar, abordaremos as dimensões do cotidiano escolar que se estruturou no contexto de retorno da escola às atividades presenciais. Em segundo lugar, procuraremos refletir sobre os efeitos da pandemia para a educação pública cearense, tomando o caso da escola que foi campo desse estágio para tecer tais considerações. As atividades de Estágio Supervisionado foram realizadas em uma escola do município de Itapipoca, com turmas de 3º ano. Além das observações, foram realizadas regências supervisionadas pela professora titular da disciplina de Sociologia. As atividades foram analisadas em relatório escrito pelo estagiário e corrigido pela professora da disciplina de Estágio na Universidade. O estágio supervisionado na disciplina de Sociologia é compreendido nesse texto como oportunidade privilegiada de pesquisa e experimentação de soluções para as situações de aprender e ensinar. Nesse contexto, não compreendemos o estágio apenas como atividade burocrática, mas como instante fundamental da formação docente em que se articula prática e teoria.