A luta pelo direito a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade é histórica na educação brasileira. Também é histórico o direito a uma formação docente que garanta autonomia crítica ao profissional da educação. Esses direitos estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e são confirmados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (9.394/96) e debatidos em diversos estudos e pesquisas realizados no meio acadêmico. Com base nesse pressuposto, este trabalho tem como objetivo principal analisar o trajeto da formação docente no Brasil, delineando seu perfil em relação ao desenvolvimento profissional nos contextos político, social e histórico até o século XXI. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como opção metodológica para coletar dados e apresentar os resultados baseados nas referências teóricas de autores como Saviani (2009), Romanelli (2010), Libâneo (2011), entre outros. A partir das leituras teóricas foi possível concluir que mesmo com as várias transformações culturais da sociedade, a formação docente e a escola ainda conservam vestígios da formação docente e modelos educacionais da escola que foram implantados no Brasil no século XVI.