Este trabalho é parte do estudo realizado durante o Curso de Mestrado em Educação no período de 2012 a 2014, na Universidade Federal do Piauí e tem como objetivo analisar as contribuições do ensino da música para a (re)construção das relações de gênero entre jovens discentes musicistas e outras/os atrizes e atores da Orquestra Jovem da Escola Padre Luis de Castro em União-Piauí. A questão levantada foi: Em que sentido a educação musical contribuiu para a melhoria das relações de gênero entre jovens homens e mulheres no espaço escolar e da Orquestra Jovem? Fundamentam essa discussão autoras/es como: Martins (1992), Louro (1997), Sobreira (2008), Snyders (2008), Duarte Júnior (2006), entre outras/os. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa descritiva e construída a partir de observação direta e entrevistas individuais. Dados resultantes desse processo indicam mudança comportamental de jovens homens e mulheres no que diz respeito as suas práticas de convivência e relações humanas nas ambiências investigadas. A inserção da música no contexto de conflitos, indiferenças, incivilidades e tratamentos desiguais devido ao sexo nos espaços estudados, como único elemento novo, sugere que a educação musical foi a energia transformadora.